quarta-feira, 31 de março de 2010

Sete receitas para fazer o bacalhau render no almoço da Páscoa

Pratos com a versão desfiada do peixe agradam tanto quanto a versão tradicional



As mesas mais tradicionais não dispensam este peixe no almoço de Páscoa. O bacalhau é preparado naturalmente, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É considerado um peixe nutritivo, saboroso, de fácil digestão, além de ser rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina. "O bacalhau é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides". A restrição fica apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal.



Na cozinha, as receitas com bacalhau tendem a render bastante. A bacalhoada tradicional leva tomate, pimentão, cebola, azeitonas e batatas. Mas o prato é rico em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida. O problema é que trata-se de um peixe caro (Preço/kg: R$ 45 em média). Mas dá para fazer o peixe render, investindo nas receitas desfiadas em diversas preparações, como em tortas, quiches, bolinho, molho, na maionese, entre outros.


Valor nutricional do bacalhau (100 gramas) fresco

Valor calórico: 81 kcal

Proteínas: 18,1 g

Carboidratos: 0 g

Gorduras: 0,7 g

Valor Nutricional (100 gramas) seco

Valor calórico: 136 kcal

Proteínas: 29 g

Carboidratos: 0 g

Gorduras: 1,3 g


Sete receitas deliciosas e saudáveis de bacalhau desfiado para você. Confira abaixo e escolha qual delas vai entrar no seu cardápio.



Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 221 kcal

Proteínas 27,5 g

Carboidratos 2,8 g

Gorduras 10,5 g

Ingredientes:

½ cebola em rodelas finas

1 colher (sobremesa) de azeite

6 ovos

3 colheres (sopa) de leite

sal e pimenta à gosto

1 xícara (chá) de bacalhau em lascas

8 azeitonas pretas sem caroço em pedaços

1 colher (chá) de salsa

Modo de Preparo

Doure a cebola no azeite. Numa tigela bata levemente os ovos, o leite, o sal e a pimenta com o batedor manual ou garfo. Acrescente os demais ingredientes. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente, despeje a mistura e leve ao fogo. Quando a parte de baixo dos ovos estiver assada, dobre o omelete ao meio, deixando a parte interna úmida e macia. Sirva com torradas integrais ou pão integral.




Rendimento: 8 pessoas

Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 272 kcal

Proteínas 13 g

Carboidratos 35 g

Gorduras 8,7 g
Ingredientes

Purê de aipim:1 kg de aipim (mandioca)

1 colher (sopa) de manteiga

400 ml de leite desnatado

Sal a gosto


Bacalhau: 300 g de bacalhau seco

1 cebola picada

2 dentes de alho picado

2 colheres (sopa) de azeite

1 lata de tomate pelado

1 xícara (chá) de salsinha picada

Sal a gosto

50 g de farinha de rosca para polvilhar

50 g de queijo parmesão ralado para polvilhar


Modo de Preparo Purê de aipim: Descasque o aipim e cozinhe. Depois de cozido esprema e volte para o fogo. Junte a manteiga, o leite e o sal.


Bacalhau: Deixe o bacalhau de molho em água por 24 horas trocando a água 6 vezes. Escorra e retire a pele e as espinhas. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o bacalhau, os tomates e a salsinha e refogue por 10 minutos. Montagem: Em um refratário untado, coloque metade do purê, o bacalhau, espalhe o restante do purê e polvilhe com a mistura de farinha de rosca e queijo parmesão ralado. Leve para gratinar por 15 minutos




Rendimento: 4 pessoas
Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 196 kcal

Proteínas 22 g

Carboidratos 20 g

Gorduras 3 g


Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de azeite

2 dentes de alho

½ cebola

400 gramas de bacalhau desfiado

1 xícara (chá) de arroz integral

Orégano a gosto

3 xícaras (chá) de água

1 cenoura média

1 lata de ervilha


Modo de Preparo

Numa frigideira antiaderente alta, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola bem picadinho, acrescentando pouco a pouco o bacalhau previamente demolhado a gosto. Depois de estar ao lume (tipo refogado) acrescente o arroz integral cru para fritar um pouco também, se o arroz mais a mistura do bacalhau estiver muito espessa ou seca, coloque mais azeite. Enquanto vai mexendo com uma colher, acrescente o orégano a gosto. Acrescente a água. Enquanto vai cozendo, acrescente a cenoura picada em quadradinhos e acrescente a lata de ervilha. Mexa e sirva quente.




Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional da receita (por pessoa)

Valor calórico 155,3

kcal Proteínas 27,2 g

Carboidratos 0 g

Gorduras 4,9 g


Ingredientes

4 postas de bacalhau fresco (150 g cada) ou 160 g de bacalhau seco

Sal a gosto

1 ramo de alecrim

1 ramo de sálvia

1 ramo de tomilho

1 ramo de manjericão

1 ramo de dill

2 colheres (sopa) de azeite


Modo de Preparo

Tempere o bacalhau fresco com sal. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos. Se for o bacalhau seco, dessalgue em água. Para o azeite de ervas, pique as ervas com uma faca bem afiada até que fiquem bem pequenas. Junte o azeite. Sirva o bacalhau assado regado com o azeite de ervas.




Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 176,7 kcal

Proteínas 21,7 g

Carboidratos 11,2 g

Gorduras 5,2 g


Ingredientes

140 g de grão de bico

400 gramas de bacalhau desfiado

½ cebola cortada em rodelas

1 colher (sopa) de salsinha

8 azeitonas pretas

1 colher (sobremesa) de azeite de oliva


Modo de Preparo Deixe o grão-de-bico de molho de véspera. No outro dia, leve-o para cozinhar em panela de pressão com um pouco de sal e deixe cozinhar até o grão ficar cozido e meio mole (não deixe desmanchar).Escorra o grão-de-bico, coloque em uma tigela, junte com o bacalhau desfiado, com a cebola, salsinha e azeitonas, e tempere com azeite. Leve a geladeira até a hora de servir.




Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 332,5 kcal

Proteínas 25,9 g

Carboidratos 23,8 g

Gorduras 15,6 g


Ingredientes

2 cebolas

1 dente de alho

4 colheres (sopa) de azeite

3 tomates sem pele e sem semente picados

400 gramas de bacalhau desfiado

50 gramas de azeitonas pretas

1 colher (sopa) de salsinha

4 xícaras (chá) de batata cozida e amassada (purê)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 gemas 3 claras


Modo de Preparo Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os tomates e cozinhe por 5 minutos. Junte o bacalhau desfiado, as azeitonas e a salsinha. Reserve. Misture as batatas com a farinha de trigo e as gemas. Bata as claras em neve e misture. Junte o refogado do bacalhau e leve para assar em um refratário untado com azeite.




Rendimento: 4 pessoas

Valor Nutricional (por pessoa)

Valor calórico 380,5 kcal

Proteínas 29,2 g

Carboidratos 43,7 g

Gorduras 9,9 g


Ingredientes

200g de macarrão integral

300 gramas de bacalhau desfiado

2 dentes de alho

1 cebola pequena

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

200 gramas de tomate sem semente

1 maço de manjericão fresco

100g de queijo parmesão ralado sal a gosto


Modo de Preparo

Massa: Cozinhe o macarrão em água fervente e deixe al dente e reserve.

Molho: Escalde o bacalhau para um pré-cozimento e reserve. Numa panela, refogue o alho, a cebola no azeite, acrescente o tomate picado sem semente e deixe cozinhar sem que o tomate desmanche. Acrescente o bacalhau desfiado e apure por uns 3 minutos. Por último, acrescente o manjericão fresco. Num refratário, despeje o molho de bacalhau por cima do macarrão e salpique queijo ralado e folhas de manjericão fresco e sirva

segunda-feira, 22 de março de 2010

Apimente sua dieta e emagreça

Uma mordiscada mais picante é permitida e até diminui o apetite

Bactericida, anti-oxidante, expectorante, descongestionante, ajuda no combate de reumatismos articulares e ainda age no sistema nervoso ao liberar noradrenalina e adrenalina, que diminuem o apetite para as refeições seguintes. Você sabia que a pimenta é capaz de tudo isso?Pois usada com moderação, ela é um ótimo tempero tanto para quem quer perder peso quanto para atletas e interessados em aumentar sua qualidade de vida.
Mas atenção: As mais picantes são prejudiciais para quem tem úlceras, gastrites ou hemorróidas. A capsaicina contida na pimenta também estimula as terminações nervosas da boca. A estimulação em excesso pode destruir esses sensores, afetando o paladar. Essa é uma das causas do aumento da tolerância à ardência em pessoas que passam a comer pimentas cada vez mais fortes. , avisa a consultora nutricional Patrícia Bertolucci.
Mas se o seu estômago está em ordem, experimente acrescentar um ardidinho em seus pratos e use o guia abaixo para escolher a melhor opção e confira a receita oferecida pelo chef José Ilídio, do restaurante Honke:
Pimenta-do-Reino Branca mais indicada para molho branco, conserva de legumes, molhos picantes, temperos para carnes de coelho e frango e grande maioria das receitas salgadas. Benefícios: dissolve o muco dos pulmões, expectorante e descongestionante.


Pimenta-do-Reino Preta vai melhor com carnes, peixes, saladas, patês de queijo, conservas e molhos. Benefícios: dissolve o muco dos pulmões, expectorante e descongestionante.


Pimenta Caiena extremamente picante, é ideal para molhos para carnes, lombo, peixes e picles. Benefícios: regula o fluxo sanguíneo e normaliza a pressão.


Pimenta Calabresa também muito picante, e ótima para molhos vermelhos de macarrão, entradinhas italianas e molhos de carne e lombo. Benefícios: alivia os sintomas da enxaqueca e tem ação bactericida.


Pimenta Malagueta provavelmente a mais famosa do Brasil, muito usada no acarajé, vatapá, como caldo de pimenta para feijoada, em peixes e molhos de conserva. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.


Pimenta-da-Jamaica vai bem com frangos e peixes, assados, bolinhos de carne, molhos de tomate, bolos de frutas, bolachas, doces, pudins, tortas e frutas assadas. Benefícios: ação antioxidante e rejuvenescedora da pele.


Pimenta Síria perfeita com kibes, esfilhas, carnes, frango, peixes, pickles e alguns doces. Benefícios: melhora a digestão, estimulando as secreções do estômago e ainda possui efeito anti-flatulência.


Pimenta-Dedo-de-Moça De aroma suave, pode ser consumida fresca, curtida, seca ou em molho para acompanhar carnes. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.


Pimenta Cumari pouco aromática mas bem ardida, é mais usada em conservas, mas pode temperar arroz e carnes brancas. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.


Pimenta-De-Cheiro de aroma delicioso, combina melhor com as carnes brancas, peixes e saladas. Benefícios: tem ação antioxidante.
Geléia Picante:3 pimentas dedo de moca s/ semente Suco coado de 3 laranjas 1/2 dose de licor de laranja 1 xícara de açúcar de confeiteiro 1 pacote de gelatina sem sabor 5 gomos de laranja sem pele e sem sementeModo de preparo: em panela coloque o suco de laranja e leve em fogo brando. Junte o licor, açúcar e pimentas picadas, deixe ferver. Junte a gelatina e tire do fogo. Coloque os gomos de laranja e coloque em vidro esterilizado. Para esterilizar o vidro: coloque em água fervente e deixe por alguns minutos. Quando esfriar, coloque na geladeira.
Chef José Ilídio, Restaurante Honke: Rua Bahia, 399 - tel.: 3825-0444 - http://www.honke.com.br/